Rodada Doha é nominação dada a uma série de negociações que tem por intuito discutir a liberalização do comercio mundial. Esse nome lhe foi rendido pelo fato de que Doha, no Catar, fora sede da quarta conferência ministerial da OMC – Organização Mundial do Comércio, em novembro de 2001, evento em que ficou definida a ocorrência de tais discussões.
Trata-se de mais uma rodada em uma série que se desenvolve desde a criação do GATT - Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Situam-se à mesa de discussões alguns temas de notada relevância para o Brasil. De maneira especial, agricultura, setor de serviços, acesso a mercados, sobretudo estadunidense e da união européia, com de redução da combatida, por parte de nações emergentes, tarifa para produtos industriais. Intenta-se ainda maior aprofundamento de regras sobre antidumping, subsídios, acordos regionais e propriedade intelectual, além de novos temas como investimentos, concorrência, transparência em compras governamentais, facilitação de comércio e comércio eletrônico, além de meio ambiente.
O principal problema dessa rodada é a preocupação em excesso que cada nação possui a favor de seus interesses próprios. Em adição, o maior propósito dessas negociações é desenvolvimento dos países pobres e o combate à fome.
Assim, nações emergentes como Brasil e Índia intentam a diminuição de impostos aos produtos agrícolas estrangeiros por parte da União Européia e dos Estados Unidos. As nações desenvolvidas, em contrapartida, querem maior abertura para seus produtos industrializados.
Por fim, todos almejam, pois, mercados mais abertos para seus produtos, sem, contudo, abrir seus próprios mercados, uma vez que temem por uma depreciação de suas economias devido a esse fato.

Arthur Meibak

1 comentários:

Ama, que a vida é só amar
Sonha, que tudo é só sonhar

que maravilhoso! :)




obrigada pelo comentario no meu blog!
volte sempre! ^^


Arthur Meibak

Sobre este blog

Sei da eterna necessidade de questionar. Aqui isso se dá, obviamente, sob a ótica dos meus olhos. O resultado são linhas que versam a respeito do que vivencio. É, pois, a crônica dos meus dias, que possui inegavelmente um viés, fruto do que sinto e do que vejo.

Minha lista de blogs

Seguidores