Os two-level games dizem respeito a um modelo político de resolução de conflitos internacionais entre democracias liberais. Modelo esse derivado da teoria dos jogos e inicialmente aplicado por Putnam.
O arquétipo consiste em negociações simultâneas, tanto no âmbito internacional, como nacionalmente. Nesse caso, por exemplo, um executivo absorve a preocupação dos atores da sociedade e constrói coalizões com eles.
Cabe ainda ressaltar os Win-Sets, que ocorrem quando as preocupações dos atores em ambos os níveis se sobrepõem. Condição que ilustra a probabilidade da obtenção de um acordo.
A noção de pluralismo, sob os preceitos da escola inglesa, é dada por meio de três conceitos fundamentais. Primeiramente, há a idéia de Sociedade Internacional, caracterizada pela anarquia entre os personagens, de forma que existem normas de coexistência entre os Estados, que são condicionados por elas.
Além disso, há o conceito de Sociedade Mundial, que transcende o Estado. Ressalta-se também a idéia de que tal sociedade é composta por indivíduos capazes de criar identidades além do nacional, ou seja, criação de interesses e valores em comum. Por fim, ocorre a idéia de Sistema Estatal, que corrobora com a interpretação do cenário mundial de forma que este é constituído por inúmeros atores nacionais.
Arthur Meibak
Postado por
Arthur Meibak
0 comentários:
Postar um comentário